Histórico

No ano de 2003, o empresário José Maria de Sousa Melo iniciou, com investimentos próprios, a construção de uma estrutura projetada com o intuito de gerar mais oportunidades de educação e cultura à população local do município de Itapajé e Região.

Por iniciativa do empresário José Maria, a área onde foi contemplada com a construção do Centro Cultural de Itapajé, que posteriormente daria lugar a um Campus da UFC, foram plantadas 9 mil mudas de árvores de diferentes espécies, sendo que 50% eram de plantas frutíferas. O local de 80 hectares destinados ao Centro Cultural ficou denominado “Jardins de Anita” e recebeu esse nome em homenagem a sua esposa, Anita Inára Bertulis de Melo, nascida na Letônia, República vizinha à Rússia.

No dia 9 de janeiro de 2014, foi realizada, no município de Itapajé, a solenidade de cessão de posse do terreno “Jardins de Anita”, espaço cultural doado pela família do empresário José Maria de Sousa Melo, falecido em 2011, à Universidade Federal do Ceará (BRASIL, 2014).

José Maria de Sousa Melo

Sensível, inteligente, Inára era dona de uma expressiva bagagem cultural. Falava cinco idiomas. A ideia de contribuição para futuro promissor aos jovens da Região teve como ponto de partida a visita de Anita a Itapajé. Anita faleceu aos 42 anos de idade, deixando como legado ao empresário José Maria de Sousa Melo dar continuidade ao intento de sua esposa.

Anita Inára Bertulis de Melo

Após estudos de viabilidade regional para o Campus de Itapajé, a ideia inicial de implantação de nove cursos de licenciaturas deu lugar à proposta de implantação de três cursos de graduação tecnológica: Tecnologia em Ciência de Dados, Tecnologia em Segurança da Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Itapajé

Itapajé é um município do estado do Ceará, no Brasil. Sua população estimada em 2016 é de mais de 50 mil habitantes. Segundo o mesmo censo, a cidade está entre as melhores do Estado no que diz respeito à geração de empregos, alcance de rede de energia elétrica, pavimentação dos logradouros e coleta de lixo. O topônimo Itapajé vem da língua tupi. Significa “feiticeiro de pedra”, através da junção dos termos ita (pedra) e pajé (feiticeiro).

Dados do município/localização

Fundação: 22/12/1849

Emancipação Política: 20 de julho de 1859

Gentílico: Itapajeense

Unidade Federativa: Ceará

Mesorregião: Norte-Cearensce

Microrregião: Uruburetama

Distância para a capital: 125 Km

Igreja Matriz de Itapajé

Itapajé entrou para história do Brasil como a segunda cidade a libertar escravizados, no dia 2 de fevereiro de 1883. Por esse motivo, é comemorado essa ocasião nesta data, como feriado municipal.

Pedra do Frade, ícone que deu nome a cidade

Pedra da Boca Negra, distrito de Baixa Grande