Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Campus de Itapajé – Jardins de Anita

Área do conteúdo

Missão e Visão

missão visao e valores juntos1 - Soldmak

Missão

A missão da Universidade Federal do Ceará é formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores éticos, científicos, artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil.

Visão

Ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela formação de profissionais de excelência, pelo desenvolvimento da ciência e tecnologia e pela inovação, através de uma educação transformadora e de um modelo de gestão moderno, visando o permanente aperfeiçoamento das pessoas e às práticas de governança, tendo o compromisso com a responsabilidade e engajamento social, inclusão e sustentabilidade, contribuindo para a transformação socioeconômica do Ceará, do Nordeste e do Brasil.

Princípios Norteadores

• Sustentabilidade;
  • Inovação;
  • Empreendedorismo;
  • Internacionalização;
  • Governança;
  • Inclusão.

O Campus da UFC em Itapajé – JARDINS DE ANITA, localizado no município de Itapajé-Ce, é uma das unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará, responsável pela oferta de serviços de formação profissional (cursos de graduação tecnológica) e prestação de serviços orientados à cadeia produtiva do setor de tecnologia da informação e comunicação.

A revolução tecnológica tem impactado na sociedade atual, gerando desdobramentos na produção do conhecimento, por meio de mudanças contínuas e significativas em termos de paradigmas na educação, gestão e cultura de uma forma geral. As rápidas transformações que envolvem o cenário pós pandemia, sobretudo no setor de tecnologia da informação e comunicação, estão influenciando as medidas a serem tomadas nas Universidades, que deverão participar como agentes das novas mudanças que estão por ocorrer. Devem ser implantados novos paradigmas tanto no ensino e na pesquisa, quanto no relacionamento com a sociedade, em função de novas necessidades da comunidade acadêmica.

O planejamento das ações do campus é norteado pelo PDI da UFC, para sua elaboração das metas e diretrizes. A estrutura acadêmico-administrativa, bem como as atividades desenvolvidas, utiliza o PDI como base de reflexão para a definição de objetivos, metas e linhas de ação planejadas. A figura abaixo sintetiza os focos estratégicos estabelecidos pela unidade para direcionar seus objetivos e ações.

Os valores do Campus de Itapajé representam o que se acredita ser necessário para exercer as ações nos eixos do ensino, pesquisa, extensão e gestão, visando alcançar os objetivos e viabilizar a missão e visão institucionais, bem como promover ensino superior de qualidade na área de TIC, promovendo ações integradoras que busquem viabilizar o desenvolvimento na região.

A partir de uma análise dos cenários que envolvem sua atuação regional, foram estabelecidos como valores para a unidade acadêmica:

• O foco em resultados;
  • A competência;
  • A proatividade;
  • A colaboração;
  • A confiança;
  • A qualidade;
  • A ética.

Foco em resultados – Cumprir as metas institucionais da UFC e buscar a geração de resultados que possam garantir o desenvolvimento e a continuidade do Campus de Itapajé.

Competência – Reconhecer e valorizar o desempenho dos atores do processo que envolve o Campus da UFC em Itapajé .

Proatividade – Manter sempre a consciência, prontidão e demonstrar atitude responsável para se buscar quaisquer soluções necessárias no devido tempo.

Colaboração – Trabalhar em equipe, com um devido compartilhamento de conhecimentos, busca por resultados gerais, com o respeito às diferenças de cada um e o reconhecimento do valor dos colegas.

Confiança – Agir com transparência, sinceridade e integridade nos relacionamentos internos e externos, fundamentados pelo entendimento das estratégias, ações e procedimentos.

Qualidade – Atendimento às necessidades e expectativas da sociedade de uma forma geral.

Ética – Customização de um ambiente íntegro de forma moral, onde os valores essenciais da vida sejam respeitados e as pessoas tenham a possibilidade de aprender e desenvolver seus conhecimentos e virtudes.

O planejamento é fundamentalmente um processo de decisão que contempla a escolha entre alternativas de ação, que devem ser conhecidas, para viabilizar ações futuras.  O processo de planejamento visa estabelecer respostas para as perguntas: onde estamos ?; como estamos indo?; onde queremos ir? como vamos chegar lá? A análise ambiental envolve o ambiente externo (ameaças e oportunidades) e o ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos).

Em consonância com os paradigmas da UFC, foram estabelecidas as seguintes diretrizes estratégicas no Campus de Itapajé:

1. Buscar o desenvolvimento de uma infraestrutura de alto conteúdo tecnológico, voltada a cadeia produtiva do setor de tecnologia da informação e comunicação;
  2. Gerar conhecimento para o mercado, indústria e sociedade de uma forma geral;
  3. Desenvolver e oferecer produtos tecnológicos e educacionais (Graduação, Pós-Graduação e Extensão) de referência; e
  4. Promover o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e inovação.

Dessa forma, o Campus de Itapajé tem avaliado o cenário interno e externo, necessários para sua atuação regional, visando a criação de programas de pesquisa em tecnologias relevantes para o mercado, além de um monitoramento e apoio para projetos de iniciação científica e aprendizagem.

Acessar Ir para o topo