Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Campus de Itapajé – Jardins de Anita

Área do conteúdo

Divulgado edital do Auxílio Ingressante; estudantes aptos que confirmarem matrícula podem solicitar a partir de segunda-feira (26)

Data da publicação: 23 de fevereiro de 2024 Categoria: Bolsas e Editais, Discentes

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) da Universidade Federal do Ceará divulgou, nesta sexta-feira (23), o edital de chamada pública do Auxílio Ingressante. Podem solicitar o benefício, de 26 de fevereiro a 4 de marçoestudantes que ingressaram ou se inscreveram, pela primeira vez na UFC pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024, nas modalidades de cota escola pública e baixa renda.

As inscrições devem ser feitas pelo Portal do Discente do SIGAAapenas por estudantes que já tiverem confirmado presencialmente a matrícula, na coordenação do curso, de 26 de fevereiro a 1º de março.

Imagem: estudantes sentados
O Auxílio Ingressante visa auxiliar no pagamento das despesas com o curso de graduação no ano de ingresso do estudante (Foto: Viktor Braga/UFC)

O Auxílio Ingressante, no valor de R$ 500, visa dar apoio financeiro aos estudantes dos cursos de graduação presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, de modo que possa contribuir para a obtenção de um desempenho acadêmico satisfatório, reduzir o risco de evasão e propiciar a conclusão do curso em tempo hábil.

O público-alvo do benefício são aprovados na UFC pelo SISU 2024 nas modalidades de cota escola pública e baixa renda (LB), ou seja, LB_PPI, LB_Q, LB_PCD, LB_EP.

Também estão aptos a pleitear o Auxílio Ingressante os estudantes aprovados no SISU 2024 inscritos nas modalidades de cota escola pública e baixa renda, mas que ocuparam vagas na ampla concorrência ou em outra modalidade de cota, na etapa da Chamada de Lista de Espera.

A Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023, que alterou a Lei de Cotas, determinou a priorização dos estudantes cotistas de baixa renda para o recebimento de auxílio estudantil de programas desenvolvidos nas instituições federais de ensino (art. 7º-A).

Mais informações sobre o Auxílio Ingressante, incluindo o passo a passo para inscrição, estão no site da PRAE.

Fonte: Divisão de Benefícios e Moradia da PRAE – e-mail: dibem.case@ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo