Acessibilidade

O Campus de Itapajé disponibiliza vários recursos de acessibilidade para a comunidade acadêmica.

Os espaços do campus contam com:

• Piso Tátil.
  • Placa de Braile nas portas.
  • Banheiros com acessibilidade para utilização de pessoas com dificuldade de locomoção.
  • Banheiro com fraldário.
  • Sala de atendimento no térreo, com equipamentos de acessibilidade.

Os espaços de acesso dos discentes aos equipamentos de informática também contam com espaço reservado ao cadeirante, com indicação visual de uso preferencial, Softwares de Acessibilidade e teclado adaptado em braille e para baixa visão.

Softwares de acessibilidade estão disponíveis em 5 máquinas em cada Laboratório, na Biblioteca, na Sala de Inovação pedagógica, no Núcleo de Práticas e na Sala PET. Abaixo, uma rápida descrição destes softwares:

O NVDA (NonVisual Desktop Access) é um software de código aberto e gratuito projetado para tornar computadores com Windows acessíveis para pessoas cegas ou com deficiência visual. Ele fornece um leitor de tela que converte o conteúdo exibido na tela em síntese de voz ou em Braille, permitindo que os usuários com deficiência visual interajam com o computador e seus aplicativos.

O VLibras é uma plataforma desenvolvida para tornar a internet acessível a pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Ela oferece um conjunto de ferramentas e recursos que auxiliam na tradução de conteúdo textual para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na interpretação de Libras para texto.

O DOSVOX é um sistema de código aberto desenvolvido para tornar computadores acessíveis a pessoas cegas ou com deficiência visual. Ele fornece um ambiente de software completo que inclui um sintetizador de voz e diversas ferramentas para interação e produtividade.

O Sistema de Gestão Acadêmica utilizado pela Universidade (SIGAA) contem uma funcionalidade que permite que o Docente identifique alunos PCD em sua disciplina, vale ressaltar que, por questão de confidencialidade, apenas docentes tem acesso a essa informação.

A UFC fornece, via secretaria própria de acessibilidade, profissionais capacitados para auxiliar a comunidade acadêmica. Solicitações podem ser feitas, junto ao representante de acessibilidade do campus, Professor Leonardo Esteves, via email: leonardo.esteves@ufc.br

Para outras informações:  https://acessibilidade.ufc.br/pt/