Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Campus de Itapajé – Jardins de Anita

Área do conteúdo

Biblioteca

A Biblioteca da Universidade Federal do Ceará – Campus Itapajé, tem como objetivo atender as necessidades informacionais dos seus usuários, fornecendo suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Conta com um acervo voltado para as áreas de interesse dos cursos oferecidos pelo Campus.

Serviços

Consulta ao acervo, empréstimo, renovação, reserva de material bibliográfico, apoio a elaboração e normalização de trabalhos acadêmicos, levantamento bibliográfico, treinamento de usuários, auxílio a pesquisa.

Normas para utilização do empréstimo domiciliar

Usuários

O empréstimo de obras do acervo das bibliotecas da UFC é facultado às seguintes categorias de usuários:

➢ Usuários regulares: os professores, inclusive Professores Visitantes e Professores Substitutos, estudantes de graduação presencial e semipresencial, alunos de pós-graduação e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará, inclusive docentes e servidores aposentados. Essa categoria de usuário tem direito ao empréstimo do material bibliográfico depositado em qualquer das bibliotecas.
➢ Usuários especiais – bolsistas da CAPES e do CNPq e pessoas ligadas a convênios executados pela Universidade, assim considerados por solicitação de Diretor de Centro ou Faculdade, e alunos de cursos especiais, por indicação dos respectivos coordenadores.
➢ Os alunos dos cursos de especialização do CETREDE executados em convênio com a UFC.
➢ Estudantes das Casas de Cultura Estrangeira. Essa categoria de usuário tem direito ao empréstimo do material bibliográfico depositado na biblioteca específica.

Obs.: o empréstimo é vedado a alunos com matrícula especial (alunos especiais e alunos de mobilidade acadêmica).

Inscrição

Estudantes de graduação e de pós-graduação são automaticamente inscritos no Pergamum (Sistema de Automação de Bibliotecas) ao ingressarem na Universidade. Assim permanecem até seu afastamento da Instituição.

Já os servidores e usuários especiais (pesquisadores) devem dirigir-se às bibliotecas específicas para solicitar seu cadastro no sistema, portando a documentação necessária.

Para a ativação do cadastro na Biblioteca, basta apresentar um documento de identidade com foto e um documento atualizado de confirmação do vínculo com a UFC, conforme quadro a seguir:

sg30

Em seguida, os dados pessoais são conferidos e são cadastrados a senha do empréstimo, utilizado no autoatendimento pela Internet e a biometria do usuário, utilizado na biblioteca. Quando houver solicitação da mudança de senha, o usuário deverá apresentar documento de identidade e preencher formulário informando o motivo da alteração.

Empréstimos

Tipos, quantidade e prazos de empréstimo de material

Renovação

➢ Renovação: o usuário poderá ter o seu empréstimo renovado ao término do prazo para devolução, desde que não esteja em atraso ou reservada para outro usuário. É possível renovar cada obra até o limite de 10 vezes. Pode ser efetuada em qualquer biblioteca ou pela internet.

Reserva

➢ Reserva: o usuário poderá reservar obras que se encontrem emprestadas, até o limite de 10 exemplares. Pode ser efetuada em qualquer biblioteca ou pela internet. O tempo de disponibilidade da reserva é de 24 horas, portanto o usuário deve acessar sua conta na Biblioteca (Acesso Usuário) diariamente para verificar se sua reserva já foi liberada.

Devolução

Deve ser efetuada na biblioteca em que o material foi retirado. É de inteira responsabilidade do usuário o cumprimento dos prazos de devolução, que constam dos comprovantes impressos e também podem ser verificados através da Internet.

O envio de e-mails de aviso de devolução é um serviço complementar da biblioteca, e não isenta o usuário do pagamento de eventuais multas, caso não seja recebido.

O usuário deve dirigir-se à biblioteca para devolver materiais pendentes ou pagar débitos, quitando assim seus compromissos com as Bibliotecas da UFC a fim de efetuar matrícula, trancamento, fazer pedido de transferência, realizar mudança de curso ou solicitar expedição de diploma. Para comprovar que está quite, o usuário deverá solicitar a declaração de “nada consta” em qualquer Biblioteca do Sistema de Bibliotecas da UFC.

BibliotecaPenalidades

Será cobrada multa em caso de não devolução de material bibliográfico no prazo previsto, por item e por dias úteis de atraso, sendo seu valor determinado pela
Resolução nº 12/CONSUNI, de 17 de novembro de 2022. Atualmente o valor da multa é de R$ 1,00, por dia e por exemplar.

As obras perdidas ou danificadas deverão ser substituídas pelos usuários, mediante acordo com a administração da Biblioteca. Em caso de roubo ou furto de material sob a responsabilidade do usuário, não será aceito Boletim de Ocorrência (BO) para efeito de dispensa da reposição do material bibliográfico, assim como do pagamento de multa por atraso na devolução, se houver.

Após atingir o valor de R$ 10,00 de multas, o usuário terá o acesso suspenso aos Serviços de Circulação das Bibliotecas, devendo o mesmo, obrigatoriamente, realizar o pagamento para regularização.

 
Normas baseadas na Resolução nº  12/CONSUNI, de 17 de novembro de 2022.

Monografias

Curso de Segurança da Informação:

Horário de funcionamento

Atendimento Período Letivo: 2ª a 5ª – das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30
                                                      6ª –  das 8h as 12h e das 13h às 17h
Atendimento Período Férias Escolares: 2ª a 6ª – das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30
Lista de Serviços:
Consulte a lista dos serviços ofertados em todas as bibliotecas da UFC.

Contato

Equipe: Vanessa dos Santos Lima e Suzane Araújo Rodrigues.
Fone:(85) 3366-9277 Ramal: 2104
E-mail: biblioteca@itapaje.ufc.br
Endereço: Universidade Federal do Ceará. Campus Jardim de Anita. Rua Francisco José Oliveira s/n, Centro.
CEP: 62.600-000– Itapajé – CE
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo