Colóquio de Extensão celebra cultura extensionista da universidade com palestra e rodas de conversa no Pici
Data da publicação: 26 de setembro de 2025 Categoria: EventosA beleza dos acordes executados pela Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi responsável pelas boas-vindas ao público do I Colóquio de Extensão da UFC, realizado nesta quinta-feira (25) no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Com o tema “Tecendo saberes: extensão como ponte”, o evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Prex) com o objetivo de celebrar e reconhecer a cultura extensionista na universidade.
Prestigiada por gestores da administração superior, diretores de unidades acadêmicas, servidores e estudantes da UFC, a abertura do colóquio contou com a fala da titular da Prex, professora Bernadete Porto, que destacou o papel central da universidade na formação intelectual e no desenvolvimento político, social e educacional, citando princípios de Paulo Freire para defender a extensão como uma prática de liberdade e um ato de denunciar e anunciar estruturas.

Para a pró-reitora, “a extensão representa de forma clara a educação como prática da liberdade para a autonomia, favorecendo os necessários e permanentes projetos e processos de transformação social, fazendo-se constitutiva da dialogia entre a universidade e suas comunidades de saberes, possibilitando trocas para o melhor discernimento do nosso papel e da nossa função social”.
O pró-reitor-adjunto de Graduação, Hermógenes David de Oliveira, também discursou aos presentes, compartilhando a satisfação de acumular mais de dez anos de dedicação a atividades extensionistas no curso de Biotecnologia da UFC e apontando a potência do encontro como processo transformador da extensão em diálogo também com as dimensões do ensino e da pesquisa. “Eu desejo para os coordenadores de extensão, para os extensionistas e para todos aqui presentes, rodas de conversa transformadoras e que possamos, de fato, pensar cada vez mais na extensão dentro dessa nossa tridimensionalidade”, declarou.
Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC
As saudações de abertura do colóquio foram encerradas pelo chefe do gabinete Carlos Almir Monteiro de Holanda, que, na ocasião, representou o reitor Custódio Almeida e sublinhou a necessidade de conhecer e reconhecer o valor intrínseco da extensão, pois ela representa um fazer potente que merece orgulho e validação, sendo essencial para a formação da comunidade e para a responsabilidade social da universidade. “O caminho é árduo, mas prazeroso. Então, que este encontro consiga tocar o coração de cada um de vocês e que essa luta diária e cotidiana seja capaz de transformar nossa sociedade, que tanto merece”, disse o docente.

Também estiveram presentes na mesa de abertura o pró-reitor-adjunto de Extensão da UFC, Carlos Estevão; a titular da Coordenadoria de Formação e Curricularização da Extensão (Formace) da Prex, Maria Edivani Silva Barbosa; e a pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Maria Anezilany Gomes do Nascimento.
A programação do evento seguiu, pela manhã, com a palestra da professora Olgamir Amancio Ferreira, da Universidade de Brasília (UnB), e, à tarde, continua com rodas de conversa sobre as áreas temáticas: Comunicação e Cultura; Direitos Humanos; Educação; Meio Ambiente; Saúde, e Tecnologia, Produção e Trabalho.
Fonte: Coordenadoria de Formação e Curricularização da Extensão da Prex – e-mail: formace@prex.ufc.br