Lançado edital para composição do Fórum Estudantil de Acessibilidade da UFC; assembleia marcou início do processo eleitoral
Data da publicação: 26 de setembro de 2025 Categoria: Discentes, GestãoA Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC Inclui) lançou, na quarta-feira (24), o edital que vai definir a composição do Fórum Estudantil de Acessibilidade da UFC para a gestão 2026-2028. Estudantes que desejem integrar o novo colegiado podem se inscrever até o dia 30 de setembro.
O fórum terá caráter consultivo, propositivo e representativo, fortalecendo o diálogo entre estudantes e gestão institucional na formulação e acompanhamento das políticas de acessibilidade. Ao todo, serão eleitos nove representantes, sendo preferencialmente um de cada campus (Pici, Benfica, Porangabuçu, Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral) e do Labomar. O mandato será de três anos.

REQUISITOS – Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados na universidade e com deficiência devidamente autodeclarada no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Entre as atribuições dos membros estão representar os interesses dos discentes com deficiência, promover o diálogo com a comunidade acadêmica, apoiar projetos e eventos voltados à acessibilidade e contribuir com ideias e propostas para a política inclusiva da instituição.
INSCRIÇÕES – As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro de 2025, por meio de formulário eletrônico e participação em uma transmissão online a ser organizada pela Secretaria de Acessibilidade, conforme edital, com o objetivo de apresentar os candidatos e suas motivações para compor o fórum.
A campanha será realizada de 7 a 20 de outubro, e a votação ocorrerá de forma online no dia 21 de outubro. O resultado deverá ser divulgado em 22 de outubro nos canais oficiais da UFC Inclui. A posse dos eleitos(as) está prevista para o dia 5 de novembro.
ASSEMBLEIA – O lançamento do processo eleitoral foi feito durante assembleia ocorrida na última segunda-feira (22), no bloco de Letras-Libras do Centro de Humanidades, no Campus do Benfica. Na ocasião, estudantes relataram suas experiências e tiraram dúvidas sobre o edital.
Bolsista da UFC Inclui integrante da comissão que trabalhou na formatação do fórum, o estudante Adryelson Clemente, do curso de Psicologia, disse que participar desse movimento representa um sonho dele e também de pessoas que vieram antes dele e lutaram por melhorias para pessoas com deficiência na universidade. Deficiente visual, ele diz que este é um momento marcante e especial para a UFC. “O fórum irá trazer discussões importantes e necessárias para a universidade, para aumentar esse debate, porque os alunos com deficiência têm direito de estar na instituição”, ressalta.

A estudante de Letras-Português Luna Azul Lôbo, bolsista da UFC Inclui que também acompanhou todo o processo, celebrou o início da concretização do fórum por meio do processo eleitoral que agora se inicia.
“Estamos aqui depois de muita organização, luta e dedicação, tanto de pessoas da UFC Inclui como de diversos alunos que colaboraram. Que a partir de agora possamos crescer cada vez mais e acolher o máximo de alunos, para que a UFC se torne um espaço física e emocionalmente disponível para pessoas com deficiência, para que não sejamos excluídos, não só na entrada, mas também no processo de formação”, disse a estudante, que é neurodivergente. Segundo ela, o fórum possibilitará à universidade saber “quais são as necessidades reais” dos estudantes com deficiência, “em vez de tentar adivinhá-las”.
A diretora da Secretaria de Acessibilidade, professora Marilene Munguba, disse que o fórum é a realização de um sonho que vem sendo desenvolvido há dois anos, sendo que nos últimos 12 meses o trabalho foi intensificado com a criação de uma comissão que ficou responsável por definir os detalhes da criação e atuação do colegiado.
“O fórum partiu de demandas dos estudantes. A primeira reunião ocorreu em setembro de 2024. De início seria apenas um fórum consultivo, mas essa proposta avançou e, nessa perspectiva, elaboramos este edital”, disse Munguba. Segundo a diretora, a temática da acessibilidade – por mais que venha ganhando cada vez mais importância na universidade – não é algo que está posto, precisando, por isso, ser continuamente efetivada, especialmente com a participação dos estudantes.
Fonte: Secretaria de Acessibilidade da UFC – e-mail: ufcinclui@acessibilidade.ufc.br