Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Apresentação
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Turno: Diurno Titulação: Tecnólogo Duração: 3 anos (2.176 h/aula) Objetivo do curso: Formar profissionais aptos a projetar, desenvolver, implantar e manter soluções na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas que atendam às necessidade atuais do mercado. O que faz um profissional da área? |
O maior desafio do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema é oferecer uma proposta de formação fundamentada em teorias e práticas que capacite o egresso a se manter continuamente atualizado, diante do progresso incessante, característico dessa área de atuação.
Portanto, o curso tem entre seus objetivos, formar um profissional empreendedor, capaz de lidar com um nicho mercadológico de Tecnologia da Informação e Comunicação na realidade local, com o objetivo de colaborar significativamente para o desenvolvimento econômico e social da região, por meio da produção de inovação tecnológica voltada para o desenvolvimento de soluções na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Para tanto, propõe-se um modelo pedagógico capaz de adaptar-se à dinâmica das demandas da sociedade, em que a graduação passa a se constituir numa etapa de formação inicial em processo de educação permanente.
Os cursos de tecnologia atuam com os conhecimentos gerais e específicos, com o desenvolvimento de pesquisas científico-tecnológicas e as devidas aplicações no mundo do trabalho. As formações são definidas como especificidades dentro de uma determinada área profissional ou eixo tecnológico, visando o desenvolvimento, a aplicação, a socialização de novas tecnologias, a gestão de processos e a produção de bens e serviços.
Devido às mudanças no cenário econômico mundial que vêm ocorrendo nos últimos anos e ao fenômeno da globalização, verifica-se o surgimento de novos atributos necessários aos profissionais da era do conhecimento. O mercado mundial tornou-se mais competitivo e exigente, tanto em produtos como em serviços, o que impõe uma nova postura profissional.
O curso ainda busca criar uma sistemática de ação fundamentada nas necessidades da comunidade, olhando para a tecnologia como expressão das distintas formas de aplicação das bases científicas, e como fio condutor dos saberes essenciais para o desempenho de diferentes funções no setor produtivo.