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Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Perfil do Egresso

 

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Perfil do Egresso

De acordo com o CNCST, o profissional egresso do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas “Analisa, projeta, desenvolve, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Avalia, seleciona, especifica e utiliza metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados. Coordena equipes de produção de softwares. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.”

É esperado que os egressos tenham capacidade para:

I. compreender o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade e das organizações;
II. agir de forma criativa, crítica e sistêmica na análise, compreensão e resolução de problemas;
III. empreender e alavancar a geração de oportunidades de negócio na área, com ética e responsabilidade perante as questões sociais, profissionais, ambientais, legais, políticas, humanísticas e tecnológicas;
IV. atualizar seus conhecimentos, competências e habilidades constantemente, a fim de acompanhar a evolução da tecnologia, da sociedade e do mundo do trabalho;
V. desenvolver atividades de forma colaborativa em equipes multidisciplinares;
VI. desenvolver sua comunicação interpessoal, compreensão e interpretação em situações que envolvam expressão de ideias, negociação, análise e elaboração de documentos, gráficos, diagramas e símbolos.

O egresso deve possuir as seguintes competências e habilidades:

I. analisar, projetar, documentar, implementar, testar, implantar e manter sistemas computacionais;
II. avaliar, selecionar e utilizar ferramentas, metodologias e tecnologias adequadas ao problema e ao contexto para a produção de sistemas computacionais;
III. empregar linguagens de programação e raciocínio lógico no desenvolvimento de sistemas computacionais;
IV. aplicar os princípios e métodos da engenharia de software voltados à garantia da qualidade, tais como usabilidade, robustez e segurança dos sistemas computacionais e dos processos envolvidos em sua produção;
V. conhecer e utilizar adequadamente os princípios de armazenamento e tratamento dos dados.

Competências a Serem Desenvolvidas pelo Profissional Egresso

Os cursos de tecnologia têm por finalidade desenvolver competências tanto para utilizar e aplicar tecnologias quanto para adaptar ou desenvolver novas aplicações relacionados com os setores produtivos e as necessidades da sociedade. Os cursos superiores de tecnologia deverão (Pareceres CNE/CP 29/2002 e CNE/CES 19/2008):

  • instigar a produção e a inovação científico-tecnológica considerando a sustentabilidade;
  • desenvolver competências para a gestão de processos de produção de bens e serviços;
  • favorecer a capacidade de aprendizado contínuo e acompanhamento das mudanças no mercado de trabalho;
  • incentivar a educação continuada, propiciando o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
  • propiciar o pensamento reflexivo, a autonomia intelectual e a capacidade empreendedora;
  • promover a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;
  • garantir a identidade do perfil profissional e da organização curricular.

Os cursos superiores de tecnologia e de bacharelado e os cursos técnicos são diferentes na sua essência. Os cursos técnicos são cursos de nível médio e têm a finalidade de inserir, reinserir ou qualificar os estudantes no mercado de trabalho, capacitando-os com conhecimentos teóricos e práticos para que possam exercer suas atividades. Os cursos de tecnologia e bacharelado são cursos de nível superior. O curso superior de tecnologia é um curso focado no mercado de trabalho, com um tempo de formação mais curto, visando a formação de um egresso especialista em um segmento do mercado. Os cursos de bacharelado são cursos de duração mais longas, visando a formação de um egresso com conhecimento mais amplos e menos especializados.

É ainda importante ressaltar que existem algumas confusões no entendimento dos cursos superiores de tecnologia em relação aos cursos técnicos e dos bacharelados. Em relação aos cursos técnicos, além da diferença do nível de formação superior (tecnológicos) e médio (técnicos), a formação dos profissionais de tecnologia exige o desenvolvimento (CNE/CES 19/2008):

  • de competências mais complexas do que as do nível técnico, com conhecimento tecnológico mais aprofundado;
  • das competências básicas de qualquer curso de nível superior;
  • de objetivos mais abrangentes;
  • evolução do pensamento reflexivo, da autonomia intelectual, da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico.

O Ministério da Educação (MEC), ainda por meio dos Pareceres CNE/CP 29/2002, estabelecem que os Cursos Superiores de Tecnologia além de seguirem os princípios estabelecidos no Artigo 3º da Lei de Diretrizes e Base para toda a Educação Escolar, devem considerar na construção de seus currículos:

  • sólida formação básica, possibilitando o egresso acompanhar a evolução da tecnologia e as transformações da sociedade;
  • desenvolvimento de competências que permitam a pesquisa aplicada, a inovação tecnológica e a difusão da tecnologia;
  • desenvolvimento de habilidades, valores e atitudes para atender o mercado de trabalho de forma original e criativa;
  • seguir os princípios da flexibilidade, interdisciplinaridade, contextualização e atualização permanente dos cursos e seus currículos;
  • assegurar a formação do estudante segundo o perfil profissional de conclusão do curso;
  • associar a proposta pedagógica com o mundo do trabalho e com a prática social dos estudantes.
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