Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Campus de Itapajé – Jardins de Anita

Área do conteúdo

Ciência de Dados – Apresentação

 

Tecnologia em Ciência de Dados

Turno: Diurno

Titulação: Tecnólogo

Duração: 3 anos (2.176 h/aula)

Objetivo do curso: Formar profissionais com competências sólidas para a área de ciência de dados e habilidades práticas para a resolução de problemas reais das mais variadas áreas, desenvolvendo também habilidades de comunicação e o comportamento cidadão e ético, tão relevantes atualmente. Desse modo, o Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados busca prover ao egresso uma formação sólida, atualizada e abrangente. O curso é multidisciplinar e se encontra na junção das áreas de Computação, Estatística e Matemática.

O que faz um profissional da área?

Representa contextos do mundo real na forma de conjuntos, interpreta fenômenos estatísticos, especifica modelos conceituais, lógicos e físicos de banco de dados com suas estruturas e mecanismos de armazenamento, busca e recupera dados, gerencia processos de prospecção de informações com vistas ao suporte das atividades táticas estratégicas das organizações, seleciona ferramentas e estratégias de inteligência de negócios e mineração de dados, toma decisões,  inova,  projeta, modela, implementa, documenta, testa e gerencia os bancos de dados centralizados ou distribuídos, avalia o desempenho do banco de dados, planeja e desenvolve os meios adequados de segurança e integridade em bancos de dados, desenvolve métodos para uso dos dados no apoio à tomada de decisões gerenciais, vistoria, realiza perícias, avalia, emite laudos e pareceres técnicos em sua área de formação.

O curso é multidisciplinar e se encontra na junção das áreas de Computação, Estatística e Matemática. Essa graduação visa fornecer conhecimento conceitual sólido para a ciência de dados e habilidades práticas para a resolução de problemas reais das mais variadas áreas, desenvolvendo também habilidades de comunicação e o comportamento cidadão e ético, tão relevantes atualmente.

Desse modo, o Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados busca prover ao egresso uma formação sólida, atualizada e abrangente, representativa de duas grandes áreas de atuação, conforme as premissas abaixo:

i) Trabalho profissional realizado frequentemente em parceria com profissionais de outras áreas, capacitado a resolver problemas que envolvem desenho de estudos quantitativos, coleta, sistematização e análise de dados incluindo o uso de ferramentas computacionais intensivas. A formação inclui ainda habilidades computacionais assim como habilidades de comunicação para interação com o ambiente profissional.
ii) Carreira acadêmica, pelo ingresso em cursos de pós-graduação com vistas a uma futura atuação em universidades, centros de pesquisa, órgãos governamentais assim com empresas de tecnologia.

O aluno aprenderá algoritmos, linguagens de programação, estruturas de dados e organização e arquitetura usuais dos computadores modernos. Também será formado para lidar com bancos de dados, inteligência artificial e suas várias técnicas e aplicações (aprendizado de máquina, mineração de dados e textos e processamento de linguagem natural), visualização de dados e informação, conceitos matemáticos e estatísticos de base, modelagem estatística de problemas, análise estatística de dados e inferência e técnicas de otimização. Além disso, outras opções lhe serão apresentadas durante o curso, como as cadeias de disciplinas optativas nas mais diversas frentes, que incluem visualização e exploração de dados, análise de regressão, simulação estocástica, métodos estatísticos multivariados, introdução à análise de séries temporais, computação evolutiva, métodos numéricos, álgebra linear computacional, séries e equações diferenciais ordinárias, complexidade e análise de algoritmos, processamento de linguagem natural e sistemas de recuperação de informação, computação escalável, internet das coisas (IoT), Computação de Alto Desempenho.

O Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados visa atender à demanda crescente por profissionais de TI, focando na qualidade da formação e nas necessidades locais e nacionais. Além disso, desenvolve um perfil prático de formação, por meio do uso de metodologias ativas, que leva a profissionais flexíveis e com foco em resolver problemas através de ferramentas tecnológicas.

A amplitude de oferta do curso no estado está alinhada à missão da UFC de formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores éticos, científicos, artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil, sempre procurando alinhar a formação geral dos alunos com habilidades profissionais, de forma a tornar nossos graduados aptos a atuarem nas mais diversas demandas modernas.

O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados tem habilidades que permitem que ele observe problemas, consiga descrevê-lo, proponha e implemente soluções em bancos de dados em diferentes tamanhos para resolvê-los, sendo necessário para isso:

  • Reconhecer a importância do pensamento computacional no cotidiano e sua aplicação em circunstâncias apropriadas e em domínios diversos;
  • Resolver problemas usando ambientes de programação;
  • Tomar decisões e inovar, com base no conhecimento do funcionamento e das características técnicas dos bancos de dados e da infraestrutura de software dos sistemas de computação envolvidos no armazenamento e tratamento de dados, bem como com o uso consciente dos dentro dos aspectos éticos, legais e dos impactos sociais e ambientais decorrentes;
  • Conhecer os princípios de construção das diversas tecnologias da computação, como arquiteturas de máquinas, linguagens, compiladores, sistemas operacionais, bancos de dados e redes de computadores;
  • Aplicar os conceitos de programação imperativa e dominar o uso de abstrações de controle e dados, analisando o problema em questão para determinar tradeoffs de memória e processamento ao aplicar diferentes estruturas de controle e de dados
Acessar Ir para o topo