Novos diretores e vice-diretores das unidades acadêmicas da UFC são empossados para o período 2023-2027

Data de publicação: 25 de outubro de 2023. Categoria: Conheça o Campus, Eventos

O reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo deram posse, na noite dessa segunda-feira (23), em cerimônia no auditório da Reitoria, aos novos diretores e vice-diretores de centros, faculdades e institutos instalados em Fortaleza e nos campi do Interior da Universidade Federal do Ceará. Os gestores, que no ato receberam em mãos suas portarias de designação dos cargos, cumprirão mandatos à frente das 18 unidades acadêmicas da UFC durante o período de 2023 a 2027.

Imagem: Foto posada dos novos diretores e vice-diretores das unidades acadêmicas usando vestes talares
Os gestores cumprirão mandatos à frente das 18 unidades acadêmicas da UFC durante o período de 2023 a 2027 (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Como oradora e representante dos demais gestores, a diretora do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), Profª Lidriana Pinheiro, rendeu homenagens aos ex-dirigentes que os antecederam, convidando os atuais líderes a ser “navegadores intrépidos” e “agentes de esperança nas unidades acadêmicas”.

“Refletir sobre os desafios e as oportunidades nas funções que hoje assumimos é como explorar os oceanos, cuja vastidão e mistérios se entrelaçam com o pulsar da vida, da nossa vida acadêmica. Devemos estar unidos no desafio do progresso, da sustentabilidade e de uma sociedade mais justa”, ponderou.

Imagem: Foto da diretora do Labomar, Profª Lidriana Pinheiro, discursando no púlpito do Auditório da Reitoria
A diretora do LABOMAR, Profª Lidriana Pinheiro, convidou os atuais líderes a ser “navegadores intrépidos” e “agentes de esperança nas unidades acadêmicas” (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Em sua fala, a vice-reitora Diana Azevedo salientou que a posse coincidiu com a abertura da Semana do Servidor Público, cujo dia é celebrado anualmente em 28 de outubro, parabenizando a todos pelas nomeações. “É muito emblemática a troca da direção das unidades acadêmicas acontecer nessa época [da Semana do Servidor Público]. Estamos aqui com esse espírito de servir ao próximo. Sejam todos muito bem-vindos, e muitos dos colegas que eu vejo aqui hoje tomando posse vêm da sala de aula, dos campos de extensão, dos laboratórios de pesquisa, e isso que é a beleza do servir em diferentes facetas”, assinalou a vice-reitora.

Veja mais fotos da solenidade no Flickr da UFC

Imagem: Foto da vice-reitora Diana Azevedo e do reitor Custódio Almeida no púlpito do Auditório da Reitoria
O reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo deram posse aos novos diretores e vice-diretores de 18 unidades acadêmicas da UFC instaladas em Fortaleza e no Interior (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O reitor Custódio Almeida pontuou que, como servidores públicos, precisamos ter “capacidade de cuidar do coletivo, do diverso e do plural”. Custódio destacou ainda que, prestes a completar 70 anos em 2024, a UFC deveria prestar reverência e fazer referência ao legado do fundador da Universidade, o reitor Antônio Martins Filho (1904-2002).

“O desafio hoje é que nós todos sejamos capazes de ter as melhores condições para que a nossa excelência, os nossos talentos, o nosso potencial sirva melhor a essa sociedade que precisa tanto. Estamos em uma Universidade madura. A UFC tem todas as áreas de conhecimento instaladas, com 126 cursos de graduação, e todas as licenciaturas que os estudantes da educação básica precisam para se formar. Nós somos a grande Universidade que há quase 70 anos está presente no Ceará e fora do Ceará das mais diversas formas, em hospitais, escolas, universidades, viadutos, prédios, consultórios e clínicas. E é para isso que a UFC existe, para estar em todos os lugares fazendo o melhor possível”, ressaltou.

Os dirigentes foram escolhidos pelo reitor a partir de listas tríplices elaboradas pelas unidades após consulta à comunidade acadêmica, à exceção do Campus de Itapajé, que se encontra atualmente em processo de implantação.

Confira a lista com os empossados e suas respectivas unidades acadêmicas:

Centro de Ciências (CC)
Diretor: Wandemberg Paiva Ferreira
Vice-diretor: Cristina Paiva da Silveira Carvalho

Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Diretora: Sônia Maria Pinheiro de Oliveira
Vice-diretor: Alexandre Holanda Sampaio

Centro de Humanidades (CH)
Diretor: Cícero Anastácio Araújo de Miranda
Vice-diretor: Luiz Fábio Silva Paiva

Centro de Tecnologia (CT)
Diretor: Bruno Vieira Bertoncini