UFC Inova lança guia com principais conceitos e informações sobre política de propriedade intelectual da Universidade

Data de publicação: 7 de agosto de 2023. Categoria: Pesquisa, Premiações/Publicações

Com 46 patentes concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), a Universidade Federal do Ceará vem se destacando no cenário de inovação tecnológica. Boa parte dessa conquista se deve ao trabalho e ao fortalecimento da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT/UFC Inova), responsável por promover a proteção, a regularização de direitos e a transferência das criações desenvolvidas na UFC para o mercado.

Para facilitar o acesso de pesquisadores aos principais assuntos relacionados à inovação na Universidade, já está disponível o Guia Básico de Propriedade Intelectual da UFC Inova: Dos Conceitos Gerais à Política de Inovação da Universidade Federal do Ceará.

Imagem: sobre o fundo roxo, o nome Guia básico de propriedade intelectual da UFC Inova
Elaborado pela equipe da UFC Inova em parceria com a Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) e editado pela Imprensa Universitária, a publicação apresenta os principais pontos da legislação brasileira referentes à propriedade intelectual e inovação (Imagem: divulgação)

Elaborado pela equipe da UFC Inova em parceria com a Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) e editado pela Imprensa Universitária, a publicação apresenta os principais pontos da legislação brasileira referentes à propriedade intelectual e inovação. A obra também inclui os conceitos gerais sobre o assunto e responde às principais dúvidas sobre a política de proteção dos direitos de propriedade intelectual compiladas pelo setor ao longo dos últimos cinco anos.

“O guia vem numa intenção de serviço para o usuário, de dar autonomia a quem usa nossos serviços de proteção, de regularização de direitos e de transferência de tecnologia voltados para uma ideia de parceria ou de uma criação intelectual da Universidade que precise passar por essas normas”, destaca Ana Carolina Matos, diretora da UFC Inova.

SAIBA MAIS – Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a Coordenadoria de Inovação Tecnológica é responsável por apoiar a gestão da política de inovação da Instituição. A partir de 2018, passou a se chamar UFC Inova, marca desenvolvida para consolidar o compromisso e a responsabilidade da Universidade com a inovação, gerando melhor comunicação entre academia e empresas.

O guia básico está disponível no repositório da UFC e pode ser acessado gratuitamente por pesquisadores da Universidade e público em geral.

Fonte: Ana Carolina Matos, coordenadora da UFC Inova – e-mail: carolmatos@ufc.br